"Não se pode falar em educação sem amor"
Paulo Freire
O termo pedagogia, do grego antigo paidagogós, era inicialmente composto por
paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). Outrora, o conceito
fazia portanto referência ao escravo que levava os meninos à escola.
Desde que existe a necessidade de educar as crianças e de promover sua inserção em um contexto social e cultural existe pedagogia. Entretanto, a institucionalização desta ciência só ocorreu por volta do século XVI, onde o termo pedagogo (em seu signíficado moderno) é definido em um dicionário francês de 1690.
O século XVIII é marcado como o século da Pedagogia porque se desenvolveu nessa fase a educação pública estatal e o início da educação nacional, e ainda, pelo surgimento de grandes nomes da pedagogia clássica como Rousseau e Pestalozzi.
Atualmente, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que
compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente
humano. Trata-se de uma ciência aplicada de caráter psicossocial, cujo objeto
de estudo é a educação. A pedagogia recebe influências de diversas ciências,
como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a filosofia, a história e a
medicina, entre outras.
Em todo o caso, convém destacar que há autores para os quais a
pedagogia não é nenhuma ciência, mas antes um saber ou uma arte.
A pedagogia pode ser categorizada segundo vários critérios. A tendência é falar-se em
pedagogia geral (relacionada com questões universais e globais da investigação e
da ação sobre a educação) ou em pedagogias específicas (que têm sistematizado
um diferente corpo do conhecimento em função de diversas realidades históricas
vividas). Também há que distinguir a pedagogia tradicional da pedagogia
contemporânea.
É importante distinguir a pedagogia como sendo a ciência que estuda a
educação e a didática como sendo a disciplina ou o conjunto de técnicas que facilitam a aprendizagem.
Como tal, pode-se dizer que a didática é apenas uma disciplina dentro da
pedagogia.
A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
Temas abordados pela pedagogia:
- Aprendizado de conhecimentos
- Métodos e sistemas pedagógicos
- Dificuldades de aprendizado
- Didáticas e práticas pedagógicas
- Conteúdos educacionais
- O aluno no processo educativo
- O papel do professor no processo educacional
O pedagogo é o profissional formado para atuar na área pedagógica. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.
Papel do professor
"Segundo Paulo Freire, “o papel do professor e da professora é ajudar o aluno e a aluna
a descobrirem que dentro das dificuldades há um momento de prazer, de alegria” . Para tanto, torna-se prioritário a prática do diálogo em que ambos, educador e educando,
através da realização de seus objetivos chegam ao acesso do saber historicamente elaborado pelo exercício cultural da humanidade. Ainda de acordo com Paulo Freire, “O educador ou educadora como um intelectual tem que intervir. Não pode ser um mero facilitador”, o que traduz a exigência da formação docente para o exercício pleno de sua função pedagógica, enquanto articulador do processo ensino e aprendizagem.
Ao considerar aspectos do ensino e aprendizagem, Paulo Freire fala da sua
incansável natureza de amar o saber, ao que retoma o necessário domínio que o educador
precisa para ensinar, não sendo possível uma relação permissiva e evasiva frente ao conteúdo de ensino. Sobre isto ele diz:
Para mim é impossível compreender o ensino sem o aprendizado e ambos sem o
conhecimento. No processo de ensinar há o ato de saber por parte do professor. O
professor tem que conhecer o conteúdo daquilo que ensina. Então para que ele ou
ela possa ensinar, ele ou ela tem primeiro que saber e, simultaneamente com o
processo de ensinar, continuar a saber por que o aluno, ao ser convidado a aprender
aquilo que o professor ensina, realmente aprende quando é capaz de saber o
conteúdo daquilo que lhe foi ensinado.
Portanto, o grande desafio do educador é, pela formação permanente, buscar
subsídios teórico-práticos, para o exercício da docência, para a compreensão de que o
conteúdo a ser trabalhado é uma síntese da humanidade, e que ao ser considerado relevante, conduz o aluno a transitar por ele, provocando inquietações que o fazem avançar ainda mais."
Fontes: Blog Amiga da pedagogia - Site Pedagogia.de - Artigo O Pensar Educação em Paulo Freite de Sandra Cristina Scharam e Marco Antonio Batista Carvalho - Site Mundo das tribos
Ser Pedagogo...
ResponderExcluirSer Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade,
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.
Ser Pedagogo por Vanessa B. de Carvalho, 2007