A arte é
uma maneira de expressão que usamos para demonstrar nossos sentimentos, assim
como a dança, a pintura, a literatura, a música e o teatro, que tem função
importantíssima na formação de uma criança.
O teatro auxilia no crescimento pessoal e cultural, pois além de inserir a literatura clássica e contemporânea na vida da criança, trabalha a imaginação e aumenta a capacidade de interpretação. A criança aprende a ler (ou ouvir) histórias como diversão e não como obrigação.
As peças teatrais infantis apresentam de forma simples e elaborada o cotidiano das crianças. Seja uma menina que desobedece a mãe, seja um menino que se sente inferior e sem amigos, seja um mentiroso… Os personagens vão orientando o caráter dos pequenos, mostrando-lhes os resultados de seus atos bons e ruins.
A criança que participa de grupos de teatro é instruída de uma melhor forma, pois o convívio e a relação com os colegas acabam ensinando a aceitar as diferenças, desenvolve a autoconfiança e faz nascer solidariedade bem cedo. Além de criar responsabilidade e comprometimento.
É por isso que profissionais do palco se empenham em encenar histórias atuais, que envolve problemas familiares, escolares e outras questões vividas hoje pelo público infantil e histórias antigas, que retratam de forma fiel o interior de qualquer um que já foi criança um dia.
Nesta semana a Escola Mundo Encantado levará seus alunos para assistir a peça "Uma história meio ao contrário" no teatro do Centro Cultural Dragão do Mar. A peça é encenada pelo grupo Vemart e mostra um conto de fadas em uma visão diferente do convencional. O espetáculo é baseado na obra homônima da escritora Ana Maria Machado. Imperdível!
* O texto sobre teatro infantil é de autoria de Aline Rodrigues no Blog backstage
Nenhum comentário:
Postar um comentário